Neste sábado (26), o card do UFC Kansas City será liderado por um confronto entre dois dos maiores prospectos da divisão dos meio-médios (77 kg): Carlos Prates e Ian Machado Garry. O duelo por si só, do ponto de vista esportivo, já atraía uma atenção considerável de fãs e imprensa, até por servir como a luta principal do show. Entretanto, a rivalidade construída entre o brasileiro e o irlandês não só inflamou a disputa, mas também elevou a magnitude e importância do combate. Entenda todos os detalhes que culminaram na ‘treta’ entre os protagonistas do evento.
A princípio, a rixa foi iniciada justamente após o casamento do embate. Bem ao seu estilo provocador, Ian Garry foi o primeiro a colocar o fator ‘trash talk’ na equação. Disposto a tirar Prates do sério, o irlandês resgatou um vídeo de uma derrota antiga de seu adversário e compartilhou com o mundo. No registro, ‘The Future’ questionou o espírito de lutador do brasileiro que, por sua vez, prometeu responder dentro do octógono com um nocaute.
Duelo de ‘brazucas’?
A alfinetada utilizando uma antiga derrota foi só o primeiro de alguns ataques de Ian direcionados a Carlos. Posteriormente, o atleta europeu declarou que se considera superior ao oponente em todas as áreas do MMA – inclusive a trocação, especialidade de Prates. Não satisfeito, o irlandês usou seu forte vínculo com o Brasil para novamente esquentar a rivalidade, alegando ser “mais brasileiro” do que o striker de Taubaté (SP).
Chute Boxe vs Fighting Nerds
Para além da batalha virtual e verbal protagonizada antes do combate entre os lutadores, o combate também conta com um fator especial – sobretudo para os fãs brasileiros. Afinal de contas, Prates e Garry representam duas das maiores equipes do MMA nacional na atualidade: ‘The Fighting Nerds’ e ‘Chute Boxe Diego Lima’, respectivamente.
Curiosamente, ambas estão localizadas em São Paulo, fator que pode aumentar ainda mais a tensão entre as equipes. De um lado, a ‘Chute Boxe Diego Lima’, um time consolidado há mais tempo no UFC, tem em Charles Do Bronx, ex-campeão peso-leve (70 kg), seu principal expoente. Do outro, com uma geração de ouro formada por Prates, Maurício Ruffy, Caio Borralho e Jean Silva, a ‘Fighting Nerds’ vem roubando a cena, sendo eleita, inclusive, a melhor academia do ano no ‘Oscar do MMA’ em 2024.
Confusão nos bastidores
Um forte indício de que o combate entre Ian Garry e Carlos Prates pode servir como uma faísca para instaurar uma grande rivalidade entre as equipes ocorreu nos bastidores do UFC Kansas City. Momentos após a pesagem, os protagonistas do show se desentenderam após Diego Lima, líder da Chute Boxe, aparentemente trocar farpas com um dos treinadores da Fighting Nerds no corredor do hotel em que foi realizada a cerimônia (veja abaixo ou clique aqui e aqui).
Luta principal
Para além das provocações de ambas as partes, o confronto entre Prates e Garry domina as manchetes durante a semana por se tratar do ‘main event’ do UFC Kansas City. Representantes da nova geração e em ascensão na categoria, o brasileiro e o irlandês medem forças em um embate que pode aproximar o vencedor de uma eventual disputa de título no futuro.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok